Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

12 comentários sobre “Você é um consumidor: Consciente, Consumista, Alienado ou Compulsivo?
  1. sheilla disse:

    Boa noite
    Odete estou começando a ter problemas devidos às compras que venho fazendo. Estou perdendo o controle; sempre fui controlada e comprava dentro das minhas possibilidades (salário); nunca fiquei devendo a ninguém loja, banco, compras de pessoas etc. Mas agora estou com meu orçamento no VERMELHO e tenho passado do valor do salário o que me salvou foram umas economias que agora já não tenho mais. Socoroooooooo!!!!!! Moro em Belo Horizonte e não consegui achar um endereço para ajuda, se você souber de algum gostaria muito de ajuda. Obrigada!!!!

    • Odete Reis disse:

      Sheilla,
      Procure o Procon ou outra referência seria economista Adriana através do e-mail: adrianafileto@gmail.com
      Te desejo boa sorte.
      Odete Reis
      Palestrante e Consultora Financeira

  2. daiane disse:

    Adorei essa página! me ajudou a entender o mundo consumista em que vivemos, e os riscos ambientais, e sociais causados pelo do mesmo. Obrigada!

  3. Ver mais comentários
  4. Vânia Fátima disse:

    Muito boa a matéria Odete!!!
    Realmente, quem apresenta o distúrbio da compra compulsiva, precisa de tratamento com o psiquiatra e psicoterapia, pois é necessário que em terapia a pessoa entenda o sentido do porque que ela precisa comprar para ter prazer e logo após a compra há o arrependimento, a culpa. Compreender que a “compra” está tapando um buraco emocional e existencial,uma falta desta pessoa e que pode ser do período infantil, provavelmente, e que sem apoio de um psicólogo ou psicoterapeuta, talvez tenha um caminho mais complicado.É um processo idêntico ao usuário de substâncias que criam dependência.
    Há os grupos de Neuróticos Anônimos que também auxiliam e como muito bem colocado por você Odete, há várias instituições públicas, como clínicas de faculdades de Psicologia que efetuam tratamento gratuito, e outros como postos de saúde e CAPS que são Centros de Atendimento Psicossocial que se colocam a terapias de grupos e psiquiatria.
    Buscar um processo de cura, pois é com o autoconhecimento ao longo dos tempos em uma terapia que se vai caminhando por novos conceitos de si mesmo, por novos caminhos de paz
    Boa noite!

  5. simone disse:

    Odete:
    Nunca tinha olhado seu site e adorei. Sou uma compradora compulssiva e acabei com a minha paz com compras compulsivas. Eu tento parar mas não consigo. Estou com psiquiatra mas é muito difícil. Minha família sofre muito, pois eu dependo do meu marido e acabo com vida financeira da familia; ele diz que se não me amasse não aguentaria, o que me arassa. Tenho 41 anos, e 23 anos de casada. Meu filho mais velho percebeu esse meu jeito e está me controlando, ele tem 20 anos e faz engenharia civil na fauldade federal do nosso estado, é meu orgulho. Eu sofro muito depois que compro porquer sei que não deveria. Não sei como sair dessa, tomo remédio, mas ainda é muito tentador para mim, eu preciso de controle sei disso mas como se eu na hora da compra me embriagasse, só sabe realmente quem sofre. (obrigada)
    Simone

    • Odete Reis disse:

      Prezada Simone:
      Obrigada pela mensagem e confiança.
      Continue com seu tratamento e a palavra de ordem é não desista jamais. Você tem todo o apoio de sua família e isso é fundamental. Procure também auxilio nas faculdades e universidades de sua região. Nessas instituições têm estudos e apoio psicológico para oneomania, que pode complementar seu tratamento.
      Conheça e se inscreva no site abaixo, que é idôneo que também poderá te auxiliará:
      Grupos de ajuda para Devedores Anônimos – http://www.devedoresanonimos-sp.com.br
      Grande abraço e boa sorte!
      Odete Reis

  6. Inês Vicentini disse:

    Oi Odete adoro receber suas materias, descobri que sou oneomania graças a Deus ainda não estou endividada, mas gostei das dicas. beijos Inês

  7. Gisa Tyler disse:

    Boa tarde!!!
    adorei sua palestra e com certeza vai ser muito útil…
    já estava com objetivos de atingir metas em minha vida…
    e agora ainda mais…obrigada!!!

  8. Júlio disse:

    Bom dia Odete,
    Apenas para dar um feedback das matérias que você costuma enviar.
    Sempre leio e acho muito legal. Continue me enviando por favor.
    Um Abraço!
    Julio Faro

  9. L340 disse:

    Descobri que eu sou o Consciente e não o mão de vaca hehehehehe. Muito legal essa classificação.

  10. Tatii disse:

    gostei do post, muito interessante!

  11. Anonymous disse:

    Pôxa vida Odete, agora voce me deixou "numa saia justa" estou entre o consciente e consumista…..deixa pra lá, vou me encontrar.

    Essa colocação vem bem em tempo pois o fim de ano se aproxima, e estamos mais vulneráveis a comprar sem necessidade.
    Bj grande…..sucesso!
    Vuilma Lunardelli