16/05/2016

5 Passos para limpar o nome da lista de inadimplentes


Está com nome negativado?  Cuidado!

Há muitas empresas interessadas em limpar o seu nome, e também em levar vantagem sobre sua situação!

 

Com 60 milhões de brasileiros com o nome sujo na praça, os balcões de cadastro de negativados viraram um território de golpistas.

É frequente observar placas com os dizeres abaixo até em postes:

  • Limpamos seu nome em até 24 horas.
  • Garantimos até 80% da redução de sua dívida ao limpar seu nome.

Também é preciso ter muito cuidado e atenção quando for às instituições de proteção ao crédito (Serasa, Boa Vista SCPC, SPC Brasil), para buscar uma forma de limpar o seu nome. Do lado de fora destes postos de serviços costumam haver pessoas com folhetos de empresas que prometem fazer verdadeiros milagres para limpar o nome do inadimplente e com um custo baixo.

Conheça as várias formas como  essas empresas prometem resolver o seu problema, algumas verdadeiramente milagrosas:

  • Oferecem descontos de até 80% no valor total da sua dívida. Fique bem atento! Apenas os credores podem oferecer descontos, embora não sejam obrigados a isso.
  • Empresas que entram em contato oferecendo negociação da dívida, caso pague 1 ou 2 parcelas, seu nome sairá da lista de negativados. Certifique-se de que o contato vem da empresa credora. Ligue para a empresa e confirme a informação.
  • Escritórios de advocacia que por liminar conseguem limpar seu nome. Atenção, depois de avaliada, a liminar cai e seu nome volta a ser negativado.
  • Empresas que dizem ter os logins e senhas dos escritórios de proteção ao crédito e que conseguem limpar seu nome sem negociar com o verdadeiro credor, alterando a data da dívida para mais de 05 anos, fazendo com que o nome seja limpo automaticamente, devido ao prazo da expiração da dívida. Muita atenção: além de um golpe, é crime!

Uma pesquisa apresentada pelo FolhaInvest no início deste mês divulgou estatísticas do SPC Brasil sobre o uso destas empresas intermediadoras, sendo:

  • 10% dos negativados procuram os serviços de empresas intermediárias.
  • 50,5% destas pessoas não conseguem ter o nome retirado das listas de proteção ao crédito.
  • Apenas 27,3% conseguem ressarcimento do dinheiro pago para realização do serviço.

Ou seja, o risco de procurar estas empresas ou aceitar propostas que cheguem por telefone ou carta é muito alto. É preciso muita cautela, antes de qualquer negociação de dívidas.

5 passos para limpar o nome da lista de inadimplentes com segurança:

1. Faça consultas online pelos sites, seguindo esses passos:

  • Serasa   > clique em “Limpar meu nome” >  Cadastre-se > Consulta gratuita
  • Boa Vista SCPC  > entre em “Limpar meu nome” > Informe dados pessoais > Consulta gratuita
  • SPC Brasil  > Informe dados como nome, sobrenome e CPF (a consulta custa R$9,90)

2. Vá até os escritórios de proteção ao crédito, que são três. Consulte os endereços nesses links:

É importante consultar em todos, para que não fique nenhuma dívida de fora. É fornecido uma lista das dívidas com o valor de cada uma delas. O inadimplente recebe também todos os contatos das empresas que está em débito.

3. No momento em que for a estes escritórios receberá diversas propostas de empresas intermediadoras, seja cauteloso!

4. Em posse da lista de dívidas é hora de iniciar o processo de Renegociação.

5. Com a primeira parcela da Renegociação paga, o nome deve ser retirado das listas de negativados em até cinco dias úteis.

Muitas pessoas procuram limpar seu nome pois necessitam de novos créditos no mercado. Porém, ter o nome limpo nem sempre basta.

Existe um serviço adicional dos escritórios de Proteção ao Crédito que são consultados pelos bancos, antes de dar algum crédito ou aumentar limites. É o SCORE!

O SCORE é o histórico da sua vida financeira, demonstrado em forma de pontuação.

Muitos países usam essa ferramenta de forma a premiar os bons pagadores e manter cautela sobre aqueles que têm histórico de endividamento e pagamentos em atraso.

O SCORE, porém, só disponibiliza aos bancos dados de inadimplência. Para constar os pontos dos pagamentos feitos em dia é necessário se cadastrar a atualizar estas informações, autorizando os escritórios a divulgá-las.

Fique atento, já existem empresas que buscam estas informações e oferecem aumentar a pontuação em seu score mediante pagamento de algumas taxas.

Fonte: Folhainvest do Jornal Folha de S Paulo de 9.05.2016.

 “Os cautelosos raramente se equivocam” (Confucio)

Contrate uma palestra ou treinamento de Educação Financeira Comportamental com a Palestrante e Educadora Financeira Odete Reis aqui.


CATEGORIAS: Artigos, Atitudes Positivas, Banners, Dicas de Economia Financeira, Economia Doméstica, Educação Financeira, Empréstimo, Equilíbrio Financeiro, Finanças Pessoais, Planejamento Financeiro
Odete Reis

Odete Reis

Educadora Financeira e Palestrante, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU. Certificação CPA-10 da ANBIMA. Mentora da “Metodologia $IM”. Coautora do Livro “Excelência no Secretariado” com o artigo “Diga $IM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos”. Colaboradora da TV Diário, afiliada Rede Globo e Rádio Metropolitana AM 1070. No Twitter: @odetefreis

Leia todos os artigos de Odete Reis

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*